Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topo.Ver em Libras.
  • 1
  • 2
  • 3
AvançarRecuar

Inaugurado oficialmente o Centro de Cultura de Entre Rios do Sul

« Mais recente🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:centro, cultura, rios, região, sul, comunidade, tractebel e energia462 palavras7 min. para ler

A inauguração do Centro de Cultura de Entre Rios do Sul é um marco para a comunidade da região. Centenas de pessoas da cidade e municípios vizinhos superaram o frio para prestigiar o evento. O Centro de Cultura foi entregue à comunidade numa festa aberta ao público com apresentação de artistas locais.
O prefeito de Entre Rios do Sul, Volmir Francescon, destacou que o Centro de Cultura, patrocinado pela Tractebel Energia, representa uma oportunidade de crescimento para a cidade e integração com os municípios da região. "Temos agora um ponto de referência que vai receber a cultura de toda a região e mostrar para o público as riquezas da diversidade de Entre Rios do Sul, Erechim e outras cidades”.

A coordenadora da Adecova, Chirley Rigon, discursou muito emocionada, pois liderou a equipe que transformou o projeto da Tractebel Energia em realidade. "Nós tornamos esse sonho possível com o empenho de uma equipe muito boa”. Ela salientou ainda a vocação sustentável do Centro. "A sustentabilidade esteve presente desde o projeto e se mostra em vários aspectos do prédio, mas o desafio maior é manter o Centro aberto e funcionando a pleno, pois a cultura em si já é auto-sustentável.”

O presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, parabenizou a comunidade pelo empenho e por ter abraçado a causa da cultura. "Foi fundamental o fato da Adecova e outras lideranças do município terem acreditado na Cultura. Sem esse esforço, o patrocínio da Tractebel não teria atingido um resultado tão bonito quanto esse.” Zaroni alertou também para a necessidade da comunidade continuar apoiando o Centro de Cultura. "Quero voltar aqui no futuro e ver esse Centro funcionando, pois uma obra dessas não pode se tornar um elefante branco”.

Após a cerimônia de inauguração, a população assistiu a shows de dança e música no auditório do Centro de Cultura. Em frente ao Centro, artistas locais também se apresentaram. A noite foi fechada com um show de Gaúcho da Fronteira. O Centro de Cultura de Entre Rios do Sul tem programação para os próximos dias numa demonstração das potencialidade do Centro e da região.

Este é o primeiro empreendimento cultural desse porte na região e o primeiro centro cultural 100% incentivado pela Lei Rouanet do Brasil em municípios com menos de 100 mil habitantes. O diretor de Desenvolvimento e Avaliação de Mecanismos de Financiamento da SEFIC do Ministério da Cultura, Jorge Pieiro, confirma esse pioneirismo. "Pelos nossos registros, o Centro de Cultura de Entre Rios, no âmbito do Incentivo Fiscal, área de Patrimônio Cultural, segmento Arquitetônico (construção), enquadramento na alínea "h", do art. 18, da Lei 8.313, é pioneiro, nacionalmente, tanto em relação à demanda, como, no caso de finalização de execução."

Fonte: Diário da Manhã (www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=14525)