Voltar ao topo.

Balé Kirov apresenta “O Lago dos Cisnes“ no Brasil

« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:ivanov, oficial, internacionalmente, conhecidos, ficaram, usam, ainda e eles267 palavras4 min. para ler
Balé Kirov apresenta Ver imagem ampliada
O Kirov, a mais tradicional companhia de balé da Rússia ao lado do Bolshoi, inicia nesta terça-feira uma série de apresentações no Brasil. No repertório, uma das coreografias mais famosas da companhia: "O Lago dos Cisnes". A turnê passará por três cidades: São Paulo (de 23 a 28 de agosto), Rio de Janeiro (31 de agosto a 5 de setembro) e Belo Horizonte (8 a 10 de setembro).

No total, serão 15 apresentações no país. Dessas datas, 13 serão dedicadas a "O Lago dos Cisnes". Nas duas noites restantes (26 de agosto em São Paulo e 5 de setembro no Rio de Janeiro), a companhia mostrará o espetáculo "Gala", com trechos de algumas de suas principais coreografias, como "Dom Quixote" e "Le Diable Boiteux".

Formado no século 18 com o nome de Balé Imperial da Rússia, a companhia recebeu o nome de Kirov na década de 1930, para homenagear a morte do líder bolchevique Sergei Kirov. Após o fim da União Soviética, seu nome oficial mudou para Mariinsky, nome do teatro que sedia a companhia em São Petersburgo. Fora da Rússia, no entanto, eles ainda usam o nome de Kirov, pelo qual ficaram conhecidos internacionalmente.

Em seus 237 anos de história, o Kirov formou alguns dos maiores bailarinos da história, como Anna Pavlova, Vasláv Nijinsky, Rudolf Nureyev, Natalia Makarova e Mikhail Baryshnikov. Nesta sua terceira passagem pelo Brasil (as anteriores foram em 1996, 1998 e 2001), a companhia vem com cerca de 100 bailarinos e 40 técnicos do Teatro Mariinsky.

"O Lago dos Cisnes", com música de Pyotr Tchaikovsky, é um dos espetáculos mais marcantes da história do Kirov. A coreografia apresentada no Brasil será a original de Marius Petipa e Lev Ivanov, de 1895.


Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
logo lei de incentivo

Apoio:

logo entrerios

Patrocínio:

logo tractebel 474492    logo andretta    texto seja um patrocinador

Realização:

logo adecova 474492    texto ministerio da cultura   logo governo federal 474492